Cheesecake de forno com frutos vermelhos




Cinco anos!!! Quando há cinco anos, no dia de São Martinho, depois de ter frequentado um curso de cozinha e outro de culinária, decidi começar o blogue (para ter um registo das minhas receitas e sem perceber nada disto dos blogues), não fazia ideia de quanto tempo isto iria durar. Entretanto, mudei bastante os meus hábitos alimentares diários, as receitas passaram a ser mais saudáveis (ainda que igualmente deliciosas), perdi 10kg, comecei a interessar-me mais por alimentos que me trazem um aporte nutricional e passei a selecionar melhor o que como. No entanto, para que a nossa dieta seja equilibrada, há que fazer exceções e, uma vez por outra, comer algo menos saudável mas saboroso. E é isso que o meu blogue reflete: os meus hábitos alimentares. Enquanto gostar de cozinhar e comer bem, cá estarei a partilhar as minhas receitas convosco. Obrigada por estarem desse lado!

E porque o blogue faz hoje 5 anos, aqui está uma daquelas sobremesas de que todos gostam...


Ingredientes:

base
250 g bolachas digestivas
100 g manteiga
1 punhado de pepitas de chocolate pequenas
manteiga q.b. para untar a forma

bolo
500 g queijo creme
250 g queijo mascarpone
100 g açúcar branco
1 ovo L
150 ml natas gordas

topping
450 g mistura de morangos (cortados em pedaços), framboesas e mirtilos frescos
60 g de açúcar branco




Antes de rapar o tacho...

1. Preaqueça o forno a 160 °C.

2. Unte com manteiga uma forma de aro amovível de 24 cm.

3. Leve a manteiga ao lume num tachinho pequeno para que derreta. Retire do lume. Triture as bolachas. Adicione as bolachas e as pepitas de chocolate à manteiga e misture bem. Verta esta mistura para a forma e faça a camada do fundo com a ajuda de uma colher. Reserve.

4. Coloque o queijo e o açúcar numa taça grande e bata com a batedeira em velocidade média-baixa até envolver tudo bem. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Noutra taça, bata as natas levemente (não devem ficar muito firmes como para chantilly) e adicione-as à mistura de queijo. Envolva tudo bem com uma espátula.

5. Verta a mistura de queijo para a forma, alisando o topo com uma espátula. Leve o bolo ao forno já aquecido durante 1 hora. Desligue o forno e deixe lá o bolo até arrefecer. Retire o bolo do forno, desenforme-o e leve ao frigorífico.

6. Leve um tachinho ao lume com o açúcar e 2 colheres de sopa de água. Quando estiver quente e o açúcar começar a derreter, junte a fruta e envolva tudo. Desligue.

Sirva o cheesecake com os frutos vermelhos por cima.

Dica: Este bolo não deve ser demasiaso batido para não fazer demasiadas rachas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...