Clafoutis de Cerejas à Portuguesa

 
Esta é uma receita francesa, da região de Limousin, e a massa é semelhante à dos crepes. Originalmente, o clafoutis era feito com as  cerejas inteiras, ainda com caroço, porque isso dá um sabor amendoado a este doce. Para facilitar, claro que podemos fazer com cerejas descaroçadas e até com outras frutas (maças, pêras, ameixas, pêssegos, etc). Nesses casos chama-se flaugnarde.

Há um ano publiquei esta receita e usei cerejas com o caroço. Desta vez, porque o clafoutis era para levar para o trabalho e partilhar com os colegas, achei que seria mais prático descaroçar as cerejas. Para lhe dar aquele sabor amendoado usei amêndoas torradas. Esta receita foi-me dada por uma querida amiga e segui-a à risca. É simplesmente maravilhosa e aquele toque lusitano do vinho do Porto é a melhor parte da receita. Obrigada, Madalena!

 

Ingredientes:
cerejas
4 ovos inteiros 
125g de açúcar
80g de farinha sem fermento
125ml de leite gordo
1 c. de chá de canela em pó
1 cálice de vinho do Porto
amêndoas torradas q.b.
manteiga q.b.
açúcar em pó q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Unte a sua forma com manteiga e ligue o forno a 150ºC.

2) Coloque as cerejas lavadas, sem pé e descaroçadas na forma. Bata os ovos com o açúcar. Junte o leite, a farinha, a canela e o vinho, e misture bem. Verta por cima das cerejas. Leve ao forno durante 50-60 minutos.

3) Quando estiver cozido e douradinho, retire do forno, ponha umas nozes de manteiga por cima e decore com as amêndoas torradas. Depois de mais frio, polvilhe com açúcar em pó.

* Não pesei as cerejas, desculpem não ter a quantidade exata para vos dizer, mas usei bastantes. Pus três camadas de cerejas, digamos.

7 comentários:

  1. Que delicia! Ficou lindo e deve estar delicioso! Tenho agendado para esta semana fazer o meu primeiro clafoutis para dar vazão a umas cerejas que me ofereceram.. É uma receita ligeiramente diferente da tua, vamos ver como me sai...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Regina!!
    Que sobremesa incrível, as fotos ficaram maravilhosas!!! Parabéns!!!
    Beijos! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto, não? Acho que vou fazer em breve!!! =)
    Carla
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Cerejas é o que está a dar! Muito boa essa sobremesa!

    ResponderEliminar
  5. Também me parece melhor a versão sem caroços, ainda alguém partia algum dente ;)
    Tem um aspeto divinal!!
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...