Gnocchi de batata com tomilho e queijo

 Esta pode bem ser uma receita de aproveitamento de batatas cozidas que lhe sobrarem. Claro que estando ainda quentes esmagam-se melhor, mas pode fazer os gnocchi na mesma. Sugiro também que sirva os gnocchis com molho pesto (receita aqui) e pinhões - a receita é exatamente igual, apenas pode retirar o tomilho. Há também, por exemplo, gnocchis de abóbora, mas esta será a receita mais comum. Esta em particular é do chefe Gordon Ramsay. 

 Ingredientes:
 2 batatas grandes
50g queijo ricotta
100g farinha sem fermento
1 ovo batido
1 ramo de tomilho (apenas as folhinhas)
1 c. chá sal
queijo parmesão q.b.
pimenta branca q.b.
pimenta preta q.b.
azeite q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Coza as batatas com a pele ou asse-as no forno a 200ºC até estarem cozidas por todo. Deixe arrefecer um pouco para não se queimar e corte-as ao meio e com uma colher retire o interior para uma taça. Passe-as no passevite ou esmague-as muito bem com um garfo. 

2) Na taça, junte o queijo ricotta, o sal, metade das folhinhas do tomilho, pimenta branca e a farinha peneirada. Faça um buraco no meio e adicione o ovo já batido. Misture tudo com as mãos e, depois, na bancada polvilhada com farinha, trabalhe só até os ingredientes ficarem bem incorporados (não trabalhe demais ou vão ficar duros).

3) Entretanto, coloque uma panela grande com água a ferver.

4) Corte a massa em duas partes iguais e, na bancada polvilhada com farinha, faça um rolinho de cada uma delas. Corte o rolo em vários pedaços com cerca de 2-3cm. Pode achatá-los um pouco com um garfo ou fazer um furinho com o dedo.

5) Coloque-os na água e deixer cozer em lume brando durante 1-2 minutos. Quando eles começarem a flutuar estão cozidos. Escorra-os bem.
Sirva com um fio de azeite, mais tomilho e um pouco de queijo parmesão ralado.
 

6 comentários:

  1. Olá Regina!!!
    A apresentação ficou super harmônica e muito apetitosa!!! Me serviria de uma porção agora mesmo!
    Beijos e uma semana iluminada pra você! =)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha! Nunca fiz gnocchis, mas gosto imenso. Ficaram lindos, dão vontade de comer. Rapava o tacho, ai se rapava... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dão algum trabalho mas valem a pena porque sabem muito bem. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que refeição tão boa, estão lindos e com muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...