Bolo de amêndoa e mirtilos [sem glúten e sem açúcar]


Se nunca experimentou fazer um bolo com farinha de amêndoa (usei 'almond meal'), não sabe o que tem perdido. Devido a esta farinha, o bolo fica húmido e delicioso.

Uso regularmente 3 tipos de farinha de amêndoa:
  • 1 muito grossa: são amêndoas com a casca trituradas.
  • 1 extra fina: não sabe tanto a amêndoa e é feita com amêndoas descascadas e branqueadas; é ideal para fazer bolos mais leves e fofos.
  • 1 intermédia (em inglês chama-se 'almond meal'): as amêndoas não são branqueadas, daí ser mais amarelada; sabe bastante a amêndoa e faz bolos mais húmidos.



Ingredientes: 
125g de farinha de arroz
125g de farinha de amêndoa
2 c. chá de fermento em pó
3 bananas, maduras
100g de manteiga, à temperatura ambiente
3 ovos grandes
4 c. de sopa de mel, bem cheias
1 mão-cheia de amêndoas, em palitos
1 mão-cheia de mirtilos
Sumo de ½ limão
Manteiga e farinha q.b. para barrar a forma


Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma redonda de 22cm com manteiga e polvilhe com farinha. Retire o excesso de farinha. Reserve.

2) Numa taça, com a batedeira ou uma colher de pau, bata um pouco a manteiga até que fique mais cremosa. Junte os ovos, um a um, batendo sempre que junta um.

3) Descasque as bananas, esmague-as com um garfo e regue com o sumo de limão. Junte as bananas e o mel à mistura da manteiga e ovos e misture. Adicione as farinhas e o fermento. Misture tudo muito bem.

4) Verta a massa para a forma. Distribua as amêndoas e os mirtilos por cima da massa, empurrando-os um pouco para baixo. Leve ao forno durante cerca de 30-35 minutos. Faça o teste do palito para ver se está cozido e, se estiver, retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...