Focaccia de cebola roxa e alecrim

A focaccia é um tipo de pão de origem italiana e, como tudo o que é italiano, é uma delícia. A focaccia de alecrim é das mais conhecidas, mas resolvi juntar também a cebola roxa, que lhe dá um sabor adocicado. Esta receita veio daqui.

Ingredientes:
500g farinha trigo sem fermento
315ml água morna
10g fermento de padeiro seco
1 c. sopa açúcar
1 c. chá sal fino
3 c. sopa azeite

1/2 cebola roxa cortada em pétalas
1 ramos de alecrim fresco ou seco
sal marinho grosso q.b.
azeite q.b.

Grão-de-bico com chouriço e coentros

Para dar as boas-vindas ao outono, uma receita simples e deliciosa, com sabores da estação. Pode servir como entrada ou acompanhamento.
(adptada da Continente Magazine)

Ingredientes:
400g de grão-de-bico cozido
1 chouriço de vinho
1 alho
coentros picados q.b.
(usei salsa porque era o que tinha!)

Doce de tomate com canela e limão

Adoro compota de tomate. Talvez seja a minha preferida. Desta vez, fiz esta receita com canela e limão, mas fica igualmente deliciosa com gengibre (um pedaço do tamanho de uma noz bem picadinho). Experimentem! Nesta altura, há muito tomate. Deixo uma dica para quem quiser congelar: retire do congelador e passe por água bem quente, a pele vai sair muito facilmente.
Esta manteigueira onde servi o doce era da minha bisavó materna e tem mais de 150 anos. Linda, não acham?

Ingredientes (8 frascos médios):
3kg tomate (pelados, sem sementes e escorridos)
2kg açúcar branco
1/2 kg açúcar amarelo
3 paus de canela
casca de meio limão

Bolo de lima e mirtilos com calda de lima




Um bolo maravilhoso, adorei! Aliás, adoro bolos com fruta porque são mais húmidos e saborosos. Neste, a lima e os mirtilos trazem muita frescura e contrastam com o doce do bolo.

Chia pudding de piña colada

No post anterior, falei da chia e prometi esta receita. Cá está, chia pudding. Ótima para o lanche ou pequeno-almoço. As primeiras vezes que fiz, não gostei muito, mas fiz com "leite" de soja e deixei respousar a noite toda. Achei a textura demasiado gelatinosa. Tive de misturar outras coisas para melhorar esse aspeto. Esta ficou ótima e faz lembrar a piña colada. Para não ter de juntar açúcar (pode juntar stevia ou agave que é mais saudável), experimentei leite de côco, mas pode usar qualquer outro ou iogurte. Pode usar qualquer fruta, triturada ou inteira. Para saber mais sobre chia e como usar, veja este post.
 
Ingredientes (serve 1):
200ml leite de côco
1 rodela de ananás
2 c. sopa sementes de chia
1 c. sopa de côco ralado desidratado

Superalimentos #2 [sementes de chia]


Gosto imenso de usar sementes, tanto em pratos doces quanto salgados. As de chia são das minhas preferidas. Já as usei neste bolo e neste smoothie. No entanto, resolvi ir ler mais sobre estas sementes, tão faladas.

Chia significa "oleoso". A chia, uma planta originária da América Central, dá as tão conhecidas sementes, ricas em fibras, antioxidantes (mais do que os frutos vermelhos), proteínas, cálcio (mais do que o leite gordo) minerais e vitaminas. São a fonte vegetal mais rica em Omega 3 (mais do que o salmão).

A sementes de chia, considerada um superalimento, têm várias propriedades, mas a mais conhecida está relacionada com o combate ao excesso de peso. De facto, a chia ajuda a emagrecer, pois causa saciedade, ou seja, sendo rica em fibras, ao entrar em contato com a água, forma um “gel” no estômago. Logo, a digestão torna-se mais lenta e ficamos satisfeitos mais rapidamente e durante mais tempo, comendo menos. Há estudos que comprovam a diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo.

No entanto, as sementes de chia têm várias outras propriedades associadas, a saber:
Previnem e controlam a diabetes
Previnem doenças cardiovasculares
Regulam o colesterol
Fortalecem a imunidade
Têm um efeito anticelulite
Fortalecem o cabelo e as unhas

Wrap de frango com molho de iogurte light

Mais uma receita de aproveitamentos. Todos nós gostamos de um franguinho assado, mas parece que os peitos vão ficando para o fim - é uma parte mais seca. Aproveitamos e fazemos um wrap delicioso e saudável, com ingredientes que facilmente temos em casa. Esta receita é ótima para levar para o trabalho na sua lancheira, mas também para a praia.

Gelado de natas frescas com molho de frutos silvestres

Para começar o mês de setembro, ainda com sabor a calor, uma sobremesa gelada e quente!
Por muito que goste de cozinhar, no verão, não quero passar o tempo enfiada na cozinha quando posso estar a aproveitar o tempo com outras coisas. No entanto, nem por isso abdico de receitas deliciosas. Esta é muito rápida de fazer e costumo fazer quando não tinha nada pensado e tenho de improvisar uma sobremesa que agrade a todos. 
Esta combinação do gelado de natas frescas com o molho de frutos silvestres faz-me lembrar cheesecake - adoro!

Ingredientes:
350g frutos silvestres congelados
2 c. sopa mel
gelado de natas frescas de compra (ou outro a gosto)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...