Smoothie de frutos vermelhos e coco

Dose reforçada de antioxidantes para o lanche. Adoro smoothies, mas deixei-os um pouco de lado quando deixei de beber leite, mas não há razão para tal. Agora uso bebidas ou iogurtes vegetais nos meus smoothies e ficam ainda melhor. Hoje, aproveitei para experimentar a bebida vegetal de coco e amêndoa da Alpro, nova marca parceira do blogue. O smoothie ficou super refrescante e cremoso, a mistura de frutos vermelhos com coco é deliciosa. Experimentem!

Frango agridoce

Esta é daquelas receitas super fáceis, com poucos ingredientes, mas muito saborosas.
Em primeiro lugar, prove o seu molho para ver se é mais ou menos salgado e picante, e tempere de acordo com isso.

Brownies de batata-doce [sem açúcar e sem glúten]

Como poderão ver pela receita, estes brownies são muito fáceis de fazer e valem muito a pena. A batata-doce e as tâmaras ficam deliciosas em bolos e sobremesas, adoçam e ainda dão a este bolo aquela consistência de brownies. Esta receita foi adaptada do livro As Delícias de Ella, p.170.

Smoothie de banana e cacau

Para começar o dia em grande ou para o lanche.

Esparguete de curgete com tomate seco e pesto de abacate

Esta receita vegetariana é um dos melhores pratos que já comi. Já aqui disse que tenho feito algumas refeições vegetarianas, pelos menos uma por semana, e tenho ficado muito admirada com o facto de estas refeições, super saudáveis, serem tão saciantes. Experimentem, garanto que vão gostar. Hão de reparar que não adicionei sal porque o tomate seco é um pouco salgado.

Feijoada de camarão

Esta acaba por ser uma receita muito fácil e rápida, apenas tem de a preparar com alguma antecedência, por exemplo, pode pôr o feijão de molho de manhã, cozê-lo à noite e usá-lo no dia seguinte. Depois, fazer a feijoada é bastante rápido. Também pode usar feijão em frasco ou lata, lembre-se apenas de o escorrer e lavar bem antes de usar.
Esta receita foi adaptada da revista Mais by Lidl.

Red velvet brownies

Queria fazer algo para o Dia de São Valentim, mas não queria fazer nada altamente calórico, por isso decidi adaptar a receita do tradicional Red Velvet Cake e fazer um bolo menos calórico e mais fácil e rápido de confecionar. Os ingredientes base estão cá e o sabor também, mas não faz tão mal. Se preferir a receita tradicional, aqui está ela - Red Velvet Cake. Veja outras sugestões para este dia aqui.
aqui revelei que tenho dezenas de formas, mas descobri que não tenho uma forma quadrada ou retangular pequena. :( Usualmente, os brownies são quadrados. No entanto, quis fazer um bolo pequeno e não tinha uma forma assim, tive de usar uma redonda (de 22cm). Se quiser um bolo maior, duplique a receita.

Bolo de abóbora e azeite [sem açúcar]

Este bolo é uma versão do banana bread que publiquei aqui. Esta receita não leva manteiga nem banana, que substituí por azeite e abóbora, respetivamente. Espero que goste!

Superalimentos #7 [Cacau cru]


Já aqui publiquei algumas receitas com cacau cru em pó (estas trufas de cacau com coco e esta mousse de cacau e abacate), mas faltava explicar-vos por que razão o cacau é um superalimento, principalmente se for cru.

O cacau é a semente do cacaueiro e significa alimento dos deuses. A árvore é originária da América Central e do Sul e os seus frutos são esmagados para deles se extrair a polpa e as sementes. O fruto assemelha-se a um pepino gordo e tem de 15 a 20 centímetros de comprimento. Cada fruto contém entre 20 e 50 sementes castanhas, cobertas por uma polpa branca, de sabor agridoce. Durante a secagem do fruto, a casca muda para uma cor avermelhada.

O cacau tem vindo a ser apelidado de superalimento porque apresenta um valor nutritivo muito interessante, sendo rico em fibra, magnésio, ferro, cálcio, zinco e potássio. Além disso, contém cerca de 15% de proteínas e 40% a 50% de gordura, mas não é fonte de colesterol. Contém ácidos gordos essenciais, da família do ómega-9 (esta gordura monoinsaturada também se encontra no azeite). O cacau é ainda rico em flavonoides, antocianidinas, catequinas e polifenóis, com poder antioxidante e anti-inflamatório.

Salmão com pak choi e funcho no papelote

 Cozinhar no papelote tem a grande vantagem de cozinhar os alimentos nos seus próprios sucos, mantendo os seus nutrientes. Adoro salmão, cozinhado de várias maneiras. Esta é muito simples e os alimentos ficam mesmo muito suculentos. Nem deu tempo de tirar uma foto do depois...
 

Caracóis com paio alentejano e erva-príncipe

Uma receita muito simples para começar fevereiro. 
A verdade é que adoro enchidos, sou da região dos melhores (opinião nada, nada suspeita). A combinação de sabores nesta receita é deliciosa. No entanto, pode usar outras ervas se não tiver erva-príncipe. Pode fazer estes caracóis para entrada, para um lanche, para uma festinha, etc. Use massa folhada sem glúten se quiser.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...