Há uns tempos, quando fui a França, comprei um chutney de manga e andava ansiosa por o usar. O chutney, que pode ser de fruta, vegetais ou ambos, é agridoce porque leva açúcar (como uma compota) mas também especiarias, alho, cebola, pimenta e vinagre. Eu adoro sabores agridoces e o chutney ficou fantástico com o queijinho. Experimentem que vão gostar. É super fácil de fazer.
Ingredientes:
1 queijo brie ou camembert redondo
3 c. sopa de chutney de manga
1 pacote de massa folhada redonda
1c. sopa de água
1 gema
Antes de rapar o tacho...
1) Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2) Estenda a massa folhada e coloque o queijo em cima, de um dos lados, junto à extremidade. Corte um círculo do tamanho do queijo que servirá de tampa e reserve.
3) Depois, coloque o queijo do outro lado e corte um círculo a toda a volta do queijo com margem suficiente para tapar o lados e ainda unir com a tampa.
4) Coloque o chutney em cima do queijo e cubra com o primeiro círculo. Puxe a massa da base e, com os dedos, una bem as pontas. Pode usar a restante massa para fazer decorações. Para tal, use uma faca ou cortadores de bolachas.
5) Bata a gema com a água e pincele a massa. Leve ao forno durante 15 minutos. Depois baixe a temperatura para 170ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos, até a massa ficar dourada.
Sirva como entrada, por exemplo, com uma boa salada com frutos secos ou tostas.
Dica: Junte frutos secos por cima do chutney.
tão bommmmmmmmmmmmmmm esse queijinho.
ResponderEliminarwww.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt
Sem dúvida, muito bom. Obrigada!
EliminarEu adoro queijo, que tentação!
ResponderEliminarE é tão fácil de fazer, Luísa. Experimente!
EliminarDeve ser mesmo muito bom!! Eu nunca provei nenhum chutney, tenho de experimentar fazer...
ResponderEliminarBeijinhos
A confeção do chutney é como a dos doces: junta-se todos os ingredientes e deixa-se ferver até atingir o ponto. Experimente, Lina. É tão bom!
EliminarBeijinhos