Folar doce do Algarve


  Este ano, decidi experimentar uma nova receita para a Páscoa. Segundo li, este folar folhado ou de folha é típico do Algarve. Na minha terra, o folar é salgado, com carne, mas quis experimentar este folar doce algarvio e posso garantir que é muito bom. Experimentem! Já estou a achar que o fiz cedo demais, vou ter de fazer mais até à Páscoa. A receita veio daqui e foi um pouco adaptada.
Desejo a todos uma Páscoa docinha!


Ingredientes:

para a massa:
560g de farinha sem fermento
25g de fermento de padeiro fresco ou 11g de fermento seco (usei seco)
1 laranja, sumo
75ml de leite amornado
120g de manteiga derretida
1/2 cálice de aguardente
3 colheres de sopa de açúcar branco
1 colher de chá de erva-doce em pó
1 colher de sopa de canela
1 ovo M
1 pitada de sal

para fazer as folhas:
manteiga derretida
manteiga cortada em cubinhos
mel
açúcar amarelo
canela em pó


Antes de rapar o tacho...


para fazer a massa:

1) Num prato fundo, coloque o leite morno, uma das colheres de açúcar e o fermento. Mexa para misturar e deixe repousar 5 minutos para ativar o fermento.


2) Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Junte o fermento já derretido, o resto do açúcar, a erva-doce, a canela, a manteiga derretida, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Vá juntando a farinha do exterior para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Forme uma bola com a massa.

3) Unte uma taça grande com óleo. Coloque a massa na taça untada. Cubra a taça com película e deixe levedar, num sítio sem correntes de ar, durante cerca de 2 horas ou até duplicar de tamanho.


para fazer as folhas:

4) Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 10 porções do mesmo peso. Estique uma de cada vez com ajuda do rolo até obter rectângulos de aproximadamente 8x24cm
(deverá ficar bem fina). Pincele cada uma delas com manteiga derretida e polvilhe abundantemente com açúcar amarelo e canela em pó. Por fim, regue com mel e enrole como se fosse uma torta. deverá ficar com 10 rosas.

5) Numa forma redonda alta (21cm de diâmetro e 10cm de altura) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha três rosas no centro e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer. Tape a forma com película e deixe levedar novamente até dobrar o volume.

6) Coloque cubinhos de manteiga sobre as rosas, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante aproximadamente 30-40 minutos. Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

(Eu resolvi cortar as rosas ao meio e fiquei com 20 - o folar ficou mais baixo mas mais largo. Querendo fazer assim, em vez de dividir a massa em 10 partes, pode optar por esticar a massa toda de uma vez para fazer apenas um rolo grande e depois cortá-lo em 20 partes). 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...