Pasta de cacau e avelãs (sem açúcar) (3 ingredientes)


Para que a pasta fique cremosa, precisa de usar um bom processador de alimentos. Quando mudei a minha alimentação, decidi comprar um processador potente (o que usava, da varinha mágica, tinha-se partido quando tentei triturar fruta congelada para os gelados). Este novo, uso-o imenso para fazer gelados, triturar frutos secos ou cereais para fazer farinha, etc. Acho que foi um bom investimento, é o eletrodoméstico que mais uso. A máquina traz também um moinho (que uso quando quero triturar quantidades pequenas), um liquidificador e mais componentes que não uso tanto, mas o processador é muito bom e dá-me mesmo muito jeito.
Dito isto, experimente esta pasta e vai ver que lhe faz bem melhor que a outra, cheia de açúcar, e vai poder comê-la sem culpa.


Brownies de batata-doce e tâmaras com nozes



A tentar regressar às receitas depois de grandes mudanças na minha vida - mudança de país, casa, emprego... Enfim, ainda assim, em termos de comidinhas, tenho-me portado (quase sempre) bem e consegui não engordar, apesar de almoçar muitas vezes na cantina do emprego. Até comecei a ir ao ginásio, iupi!
Deixo-vos uma receita que fiz na semana passada e a promessa de tentar regressar às receitinhas saudáveis. :)


Onde rapar o tacho? #17



Confesso que sou sempre um pouco avessa a ir a restaurantes que não conheço por receio de não gostar e acabo por ir quase sempre aos mesmos. Neste caso foi a ementa que convenceu. Há uns dias, andava a passear e vi que havia um restaurante novo no Largo do Rossio, no centro da cidade de Aveiro. Depois de espreitar a ementa, resolvi que havia de ir lá experimentar a comida. Já fui e não me arrependi nada. Comi um arroz de pato delicioso que me soube pela vida, mas já lá vamos.

Como fazer tapioca? [passo a passo]


aqui falei dos benefícios da mandioca e da diferença entre mandioca e tapioca. Aqui expliquei como se faz tapioca granulada. Hoje, vou explicar, passo a passo, como fazer tapioca a partir de polvilho (encontra-o nos hipermercados junto à farinha). Segundo li, podemos usar  polvilho doce ou azedo, ou até uma mistura dos dois. Eu usei sempre polvilho doce. Vamos lá, o mais difícil é acertar nas quantidades de polvilho e água, mas eu vou dar-vos as medidas exatas, não há como falhar.

Superalimentos #12 [mandioca/tapioca]


 (imagens do Google Images)

Mandioca

Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga são todos termos para designar esta planta tuberosa.

A mandioca é nativa da América do Sul, sendo a base da alimentação do Brasil até à colonização do território pelos portugueses. No entanto, a mandioca é plantada em mais de 80 países, sendo os maiores produtores a Nigéria, a Tailândia, o Brasil, a Indonésia e a República Democrática do Congo. Há duas variedades de mandioca, a doce e a amarga.

A Mandioca é rica em vitaminas (B e C), minerais (cálcio, manganês, cobre e zinco), que trazem muitos benefícios para a nossa saúde:

Pho, sopa vietnamita com carne de vaca

Esta sopa dá algum trabalho mas vale muito a pena. O caldo é uma delícia e sabe tão bem neste tempo frio. Aquece o corpo e a alma. Veja também esta opção vegetariana.

Strudel de abacaxi e coco [passo a passo]

Esta foi umas das sobremesas que fiz para o Ano-Novo. Tinha de começar o ano com um doce. Portei-me bem todo o ano, merecia. As receitas com massa folhada são um guilty pleasure, adoro. Esta é ótima para quando temos visitas mas não temos muito tempo para cozinhar e queremos fazer tudo com antecedência. Pode fazer os primeiros dois passos com antecedência e, depois, montar e levar o folhado ao forno só mesmo antes de começar a refeição. Se preferir, também o pode fazer na totalidade e congelar, levando ao forno quando quiser (bastando pincelar com a gema antes). Veja também esta receita de strudel de morango e maçã. O clássico de maçã e sultanas é capaz de ser aquele que mais faço. São todos deliciosos. 
Está aí a chegar o Dia de Reis. Sugiro também esta galette des Rois.
Este ano fiz e comi alguns doces de Natal. Entretanto, já voltei à minha dieta, a ver se me livro das azevias e do bolo-rei.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...