Receita publicada #2

A receita foi publicada na Continente Magazine de novembro e eu só soube anteontem. Tive de pedir que me arranjassem a revista. Como não estou em Portugal, não tinha comprado e quase me passava ao lado. Fico ainda mais feliz por ter sido publicada numa revista que gosto mesmo e que, muitas vezes, me serve de inspiração. Tem receitas muito boas, é barata e ainda traz uns cupões de desconto.

É a mesma receita que publiquei aqui no blogue em junho passado.


Dutch butter cake

Depois desta receita ninguém poderá dizer que não consegue fazer bolos. Mais fácil que isto não há!
No seguimento do post anterior, andei a ler mais sobre a cozinha neerlandesa e encontrei esta receita fantástica. «Engordativa», sim, mas deliciosa e super rápida e fácil.

Ingredientes:
250g de farinha sem fermento
230g de manteiga meio-sal
150g de açúcar branco

Onde rapar o tacho #11 especial Amesterdão

Desta vez, na rubrica «Onde rapar o tacho?», não recomendo nenhum local em particular, mas duas coisas a não perder quando visitar Amesterdão, que, diga-se, é uma cidade linda.
Quando visitei a cidade ia com a ideia de comer stroopwafels, umas bolachas tradicionais dos Países Baixos (aka Holanda). Já havia experimentado em Portugal (pode comprar no supermercado), mas queria ver se lá seriam melhores.
As stroopwafels (em inglês, syrup waffels) são originárias de Gouda (sim, a mesma cidade que deu nome ao queijo!) e são feitas com duas bolachas recheadas com um caramelo delicioso. Ora, não foi assim tão fácil encontrá-las nas pastelarias feitinhas na hora, mas encontrei nos supermercados a preços bem mais simpáticos do que em Portugal e, nos cafés, provavelmente, vão servir-lhe a sua bebda com uma stroopwafel pequena. A ideia é colocar a bolacha a tapar a sua caneca de café quente. A bolacha e o caramelo começam a amolecer, uma delícia!


Outra coisa a não perder é a apple pie (tarte de maçã). Vários países reclamam para si a confeção da melhor receita de apple pie, mas isso agora não vem ao caso. A que experimentei será a mais comum nos Países Baixos e conhecida em outros países como Dutch apple pie. A massa é bastante diferente, é mais areada, e o recheio de maçã é coberto com crumble. Vai encontrá-la em todas as pastelarias!
Já agora, não deixe de fazer uma visita guiada pela cidade (grátis, mas é a pé!), andar de barco pelos canais e visitar os museus.

Carne de porco assada na panela com castanhas

Em Dia de S. Martinho não pode faltar uma receita com castanhas! 
A receita ideal para aproveitar as castanhas cozidas ou assadas que lhe sobrarem. 

Tarte de castanhas com mousse de canela e gengibre

Foto TeleCulinária - 2014
 
O blog faz um ano!!! Já? O tempo passou muito rápido.
Comecei no Dia de S. Martinho, com uma receita com castanhas, claro. Aproveito a ocasião e republico aqui a receita, desta vez, com a foto que foi publicada na revista Teleculinária Especial.
> 160 posts
> mais de 35 mil visualizações
> quase 2 mil seguidores no Facebook
Manter o blog tem sido um desafio constante, mas muito gratificante devido ao vosso feedback positivo. O blog é feito por mim para vocês. Ainda assim, tem o meu cunho pessoal, publico e falo apenas do que quero, sem pressões ou interferências de qualquer espécie. Ultimamente, devido a ter mudado de país, tenho tido menos disponibilidade, mas mantém-se a vontade de partilhar as minhas experiências gastronómicas convosco. Espero poder continuar a contar com o vosso feedback. Obrigada por estarem desse lado do ecrã, só assim vale a pena! :) Afinal, este é um blog para quem gosta de cozinhar e de comer.
Para este Dia de S. Martinho estou a preparar-vos mais uma receita com castanhas!


Salmão grelhado com funcho caramelizado

Ingredientes (serve 2):
2 postas de salmão
1 c. de chá de sementes de funcho
1 c. de chá de ervas da Provença
1 c. de chá de tomate seco picadinho 
2 bolbos de funcho
azeiteq.b.
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...