O meu prato natalício preferido é o polvo, cozido, assado no forno ou frito, salada ou arroz, simplesmente adoro! Por norma, sobra um pouco de polvo e alguma da água da cozedura, que aproveito para fazer um arroz. Desta vez, resolvi fazer risotto.
Ingredientes (serve 2):
200g de arroz para risotto
200g polvo cozido cortado em pedaços
água da cozedura do polvo (junte-lhe água se estiver salgada)
1 c. sopa polpa tomate
1/4 de cebola picada
1 alho esmagado com a faca
1 copo de vinho branco
1 c. sopa manteiga
salsa picada q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
Antes de rapar o tacho...
Numa frigideira grande, em lume médio-baixo, faça um refogado com um fio de azeite e a cebola picada. Junte também o alho e a polpa de tomate e deixe que a cebola fique translúcida. De seguida, junte o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo. Junte o vinho branco e deixe evaporar, mexendo sempre. Aumente para um lume médio-alto. Aos poucos, com uma concha de sopa, vá adicionando a água da cozedura do polvo e mexendo o arroz, ou seja, sempre que o arroz tiver absorvido a água, junte mais e mexa (cerca de 20 minutos).
Quando sentir que o seu arroz está a ficar pronto (não deve cozer demais, deve ficar al dente), junte os pedaços de polvo, a salsa picada, a manteiga, tempere com pimenta e verifique se precisa de sal. Envolva bem para incorporar tudo e sirva.
Dicas: O polvo pode ser cozido com uma cebola e folhas de louro para temperar, mas não adicione sal.
O polvo deve ser congelado antes de cozinhar porque fica mais tenro.
Gosto tanto de risotto e gosto tanto de polvo, combinação perfeita! Tenho que experimentar :)
ResponderEliminarVai gostar, Cátia, experimente!
EliminarObrigada!