Risotto de polvo

O meu prato natalício preferido é o polvo, cozido, assado no forno ou frito, salada ou arroz, simplesmente adoro! Por norma, sobra um pouco de polvo e alguma da água da cozedura, que aproveito para fazer um arroz. Desta vez, resolvi fazer risotto.

Ingredientes (serve 2):
200g de arroz para risotto
200g polvo cozido cortado em pedaços
água da cozedura do polvo (junte-lhe água se estiver salgada)
1 c. sopa polpa tomate
1/4 de cebola picada
1 alho esmagado com a faca
1 copo de vinho branco
1 c. sopa manteiga
salsa picada q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Bolo de especiarias e nozes com cobertura de chocolate e côco


De onde surge esta receita? Este bolo resulta da influência de diferentes receitas.
Nas últimas semanas, visitei vários mercados de Natal na França e provei várias vezes o «pain d'épices» (pão de especiarias), muito popular na época natalícia. Como gosto imenso de incluir especiarias em bolos, fiquei com vontade de fazer algo semelhante. Há uns tempos vi uma receita de «lamingtons», uma receita australiana, que são quadradinhos de bolo tipo pão de ló cobertos com chocolate e côco. Os quadradinhos devem ter 4cmx4cm e são totalmente cobertos com chocolate. Na minha receita, quis deixar que se visse o interior do bolo, por isso só cobri o topo e o fundo. Além disso, gosto do contraste das cores. Acho que a mistura dos ingredientes ficou fantástica e é uma ótima receita para o Natal. O bolo fica húmido e não vai conseguir comer só um nem dois quadradinhos...

Onde rapar o tacho #12 especial Estrasburgo


Já alguma vez vos disse adoro mercados e adoro o Natal? E se juntar as duas coisas? Melhor ainda! Mercados de Natal, iupi! Este ano já fui a vários, mas vou falar-vos do de Estrasburgo, que diz ter o mais antigo e melhor mercado de Natal da Europa.

Este mercado existe desde 1570 e foi-lhe atribuída a distinção de Melhor Mercado de Natal de 2014. Nesta altura, a cidade veste-se a rigor. Vejam só as decorações das casas.

 
 
As barraquinhas de Natal estão espalhadas por 11 locais da cidade e vendem, principalmente comida, bebidas, artesanato e decorações natalícias típicas da região da Alsácia.
Comecemos pela comida.
Indo a Estrasbourgo, que tem bastantes restaurantes com estrelas Michelin, tem de experimentar o prato mais conhecido da cozinha regional - a tarté flambée (francês) ou Flammkuchen (alemão). No fundo, faz lembrar uma piza; a massa, que é muito fininha, é barrada com crème fraiche e a mais comum leva cebola, queijo e bacon. Há também com cogumelos, salmão fumado, queijo munster, etc. Antes de ir, li que o restaurante Flamm's (na Rue des Frères, perto da catedral) seria uma boa opção, mas, quando cheguei lá, a fila era grande e acabei por ir a um restaurante ao lado. Seja onde for, não deixe experimentar (a não ser que não goste de cebola).

Superalimentos #3 [quinoa]


A quinoa é um super cereal, o mais rico em proteínas, e um dos alimentos mais completos.

Tem um sabor suave a noz e uma textura fofa e macia, semelhante à do cuscuz, é conhecida como o «arroz dos incas» devido a ser originária da região andina e é consumida há mais de três mil anos.

A quinoa é um cereal do qual se conhecem milhares de variedades, sendo mais conhecida a quinoa amarela, a preta, a vermelha e a castanha.

Benefícios nutricionais

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 g de proteínas, 68 g de hidratos de carbon, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal.

Este cereal é uma fonte completa de proteína (18%), reunindo os oito aminoácidos essenciais.

É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo.

Pobre em gordura (contém cerca de 10%), é rica em hidratos de carbono, cerca de 70%, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois tem pouco glúten.

Salada de quinoa

Há uns tempos, vi esta receita num dos muitos programas que o Gordon Ramsay apresenta. Já nem sei qual. Apesar de nunca ter cozinhado nem comido quinoa, resolvi experimentar porque a receita me pareceu deliciosa. Não estava errada. Adorei a quinoa e, desde então, já fiz vários pratos com este super cereal rico em proteínas e conhecido como o «arroz dos incas». Estou a preparar um post sobre as propriedades e benefícios da quinoa para breve.

Ingredientes (serve 4):
2 chávenas de quinoa
4 chávenas de caldo de legumes
1/2 chávena de amêndoas laminadas
1 penino pequeno, descascado, sem sementes e cortado em meias luas
150g de tomate cherry, cortados em metades
4 c. sopa de uvas passas
1/4 de cebolinho picado
1/4 chávena de folhas de hortelã, picadas grosseiramente
sumo de 1 lima
3 c. chá de azeite
sal q.b.
pimenta preta moída na hora q.b.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...