Para quem é do Norte, o polvo tem de estar presente na mesa de Natal. Em casa dos meus pais, às vezes, fazemos salada de polvo para entrada, outras vezes, fazemos esta receita. Por norma, com o polvo que sobra e a água da cozedura, uns dias depois, fazemos filetes de polvo com arroz do mesmo. Mas também há bacalhau na mesa da consoada, bacalhau assado na brasa e couve refogada, como a minha avó materna costumava fazer. Tudo regado com azeite do bom, feito pelo meu pai.
Ingredientes:
1 polvo
1 folha de louro
4 dentes de alho
1/2 cebola descascada
batatinhas novas
salsa q.b
sal marinho q.b.
azeite q.b.
Antes de rapar o tacho...
1) Ligue o forno a 200 ºC. Comece por lavar as batatas e dar-lhes um golpe. Coloque-as num tabuleiro, tempere com sal marinho e leve ao forno.
2) Enquanto as batatas assam, coza o polvo: coloque o polvo inteiro numa panela, com um pouco de água no fundo (não precisa de mais), a folha de louro, dois dentes de alho, uma pernada de salsa e a cebola. Leve-o ao lume e deixe cozer cerca de 30 minutos (vai depender do tamanho do polvo). Corte um tentáculo e experimente-o para ver se está cozido. Quando estiver, retire-o da água e separe os tentáculos.
2) Quando as batatas estiverem assadas, dê um murro em cada uma. Coloque o polvo por cima das batatas. Regue com bastante azeite, polvilhe com bastante salsa e alho picados. Leve novamente ao forno durante 10 minutos.
Dica: reserve a água da cozedura do polvo para fazer um arroz de polvo.
Que apetitoso! Na minha mesa de Natal também haverá polvo! Beijinhos
ResponderEliminarCá por casa também costumamos ter polvo no Natal.
ResponderEliminarO que mostras está com um excelente aspecto mesmo!