Às vezes, pedem-me para escrever aqui sobre as coisas mais simples da cozinha, como fazer arroz ou cozer ovos. Têm toda a razão. Não devemos partir do princípio que todos os leitores sabem o mais básico. Vai daí e hoje decidi explicar-vos como cozer um ovo. Certo, cozer um ovo não tem muito que saber, mas cozer um ovo deixando a gema líquida tem muito que se lhe diga. Sim, porque cozer ao ponto de a gema ficar escura é muito fácil, mas deixar a gema a correr pelo prato fora (como na foto) já tem a sua ciência. Tudo depende essencialmente do tempo de cozedura do ovo. Vejamos
Sopa de caril de abóbora
Há receitas sobre as quais é melhor nem dizer nada. Digo apenas que, se gosta de caril, tem mesmo de experimentar esta sopa.
Frittata de bacon, ervilhas e queijo de cabra
Uma frittata é uma espécie de omelete com imensos ingredientes. Primeiro, deve saltear os ingredientes que quer incluir e, depois, juntar queijo e ovos. Pode aproveitar restos de carne assada, frango, etc. Ao contrário da omelete, a frittata nunca se desfaz. É um prato delicioso que se faz em 20 minutos. Uma ótima opção para um brunch, por exemplo. Nesta receita, não adicionei sal, mas o queijo parmesão e o bacon têm e é suficiente.
Bolas energéticas saudáveis
Meus amigos, experimentem esta receita e depois digam-me o que acharam. Tentem não comer tudo antes mesmo de fazer as trufas. Não digo mais nada.
Superalimentos #6 [tâmaras]
Caso se pergunte por que razão hoje em dia se fala tanto de superalimentos, lembro que não é um conceito novo. Um superalimento é um alimento com elevada densidade nutricional, considerado especialmente benéfico para a saúde. O limão e o alho, por exemplo, são superalimentos. A verdade é que atualmente muitas pessoas procuram fazer uma alimentação mais saudável e funcional e estão a (re)descobrir os bons alimentos. Falemos das tâmaras.
Bolo de cenoura e côco com cobertura de chocolate
Há muito tempo que não publicava uma receita de um bolo dito "normal". Na verdade, não tenho feito muitos, só mesmo para os aniversários, mas este fim de semana apeteceu-me fazer, segundo a minha irmã, "um bolo com açúcar e coisas que fazem mal". Mas tem cenoura. No fundo, como diz uma amiga, é como comer vegetais.
Galette des Rois [passo a passo]
Porque hoje é Dia de Reis, decidi fazer "bolo-rei", mas o francês, uma galette des Rois, que é feita com massa folhada e frangipane, um creme que mistura creme de amêndoa e creme de pasteleiro. Esta receita é uma recordação do tempo que vivi no Luxemburgo. Foi a primeira vez que fiz uma galette, segui esta receita e garanto que não é nem tão difícil nem tão demorada quanto parece. Para ajudar, explico aqui passo a passo como se faz. Se seguir as indicações, vai fazer uma galette perfeita.
Aproveito para desejar um ótimo ano a todos os seguidores do blogue, um ano cheio de saúde e de momentos felizes. Lembrem-se: "que a comida seja o nosso remédio".
Sugestão de aproveitamento: Com os restos de massa folhada que vão sobrar faça, por exemplo, folhados de salsicha, basta enrolar as tiras de massa à volta das salsichas, pincelar com ovo e levar ao forno.
Subscrever:
Mensagens (Atom)