Favas com entrecosto e salpicão



Nunca fui muito fã de favas, mas, depois de pedir sugestões na página do Facebook do blogue, decidi fazer esta receita. Resultado? Já sou fã de favas! Adorei esta receita, retiro tudo o que disse sobre favas. Experimentem também.

Salada Cobb light



Dou início a uma nova rubrica o blog: comida internacional. Na verdade, se repararem, faço bastantes receitas que não são nada portuguesas, mas, a partir de agora, serão claramente identificadas como tal. Por vezes, as receitas serão um pouco adaptadas por causa da falta dos ingredientes originais ou para que sejam um pouco mais saudáveis, como é o caso da receita de hoje.

Começamos com uma receita tipicamente americana: salada cobb. Sim, os americanos não comem apenas fast food. Esta salada tem o nome do dono do restaurante onde foi inventada nos anos 30, em Los Angeles, e surgiu da necessidade de aproveitar os restos da comida. Os ingredientes podem ser dispostos separamente numa travessa ou simplesmente misturados. A receita original inclui bacon, que substitui por fiambre, e queijo roquefort, que substitui por queijo fresco com ervas picadas. Em vez de agriões, usei rúcula e substitui o frango cozido por frango assado que havia sobrado. Se quiser, cebola e azeitonas são também ingredientes comuns nesta salada.

Flor folhada com pesto

Queria fazer um folhado salgado e vegetariano e até tinha pensado fazer palmiers de pesto, mas tinha visto um vídeo que ensinava a fazer pão com chocolate com este formato e resolvi experimentar. Ficou uma delícia, garanto. Foi um ar que se lhe deu! Também pode optar por uma versão doce ou usar outro tipo de massa.

Ingredientes:
2 embalagens de massa folha redonda
1 receita de molho pesto (ver aqui)

Creme aveludado de favas com chouriço crocante



Ingredientes:
500g favas
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 chouriço de vinho
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 ovo escalfado (ver aqui)
azeite q.b
sal q.b.

Como escalfar um ovo?



Há várias formas de escalfar um ovo e até há aparelhos de cozinha para o fazer. No entanto, para quem não tem nada disso, explico como costumo fazer. Não tem nada de extraordinário, basta ter alguma paciência.

Passo 1: Aqueça a água numa panela grande e baixa. Quando ferver, junte um copo de água para baixar a temperatura da água (deve estar mais ou menos a 80ºC). Junte também 2 colheres de sopa de vinagre branco, que evita que a clara se desfaça toda.

Risotto de espargos e cogumelos com salmão grelhado

Adoro risotto. Adoro cogumelos. Adoro salmão. Acho que não é preciso dizer mais nada. Mesmo sem o salmão, esta é uma receita deliciosa. Pode substituir os legumes por outros. Pode substituir o peixe. Fica sempre bom. É daquelas receitas que faço com muita paciência, porque não gosto nada de risotto seco nem muito cozido. Da mesma forma, não gosto do salmão seco nem dos legumes muito cozidos, daí os cozinhar à parte e os juntar só no final. É daquelas receitas que têm de ficar no ponto. Acho que a minha mãe diria que estou a ficar muito esquisita em termos de comida.

Ingredientes (para 2):
6 espargos frescos
8 cogumelos marron frescos
150g de arroz para risotto
2 lombos de salmão pequenos
1/4 cebola
1 dente de alho
100ml de vinho branco
1 c. sopa de manteiga sem sal
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...