15 de janeiro de 2016

Bolas energéticas saudáveis


Meus amigos, experimentem esta receita e depois digam-me o que acharam. Tentem não comer tudo antes mesmo de fazer as trufas. Não digo mais nada.

Superalimentos #6 [tâmaras]

 
Caso se pergunte por que razão hoje em dia se fala tanto de superalimentos, lembro que não é um conceito novo. Um superalimento é um alimento com elevada densidade nutricional, considerado especialmente benéfico para a saúde. O limão e o alho, por exemplo, são superalimentos. A verdade é que atualmente muitas pessoas procuram fazer uma alimentação mais saudável e funcional e estão a (re)descobrir os bons alimentos. Falemos das tâmaras.


12 de janeiro de 2016

Bolo de cenoura e côco com cobertura de chocolate

 Há muito tempo que não publicava uma receita de um bolo dito "normal". Na verdade, não tenho feito muitos, só mesmo para os aniversários, mas este fim de semana apeteceu-me fazer, segundo a minha irmã, "um bolo com açúcar e coisas que fazem mal". Mas tem cenoura. No fundo, como diz uma amiga, é como comer vegetais.

6 de janeiro de 2016

Galette des Rois [passo a passo]


Porque hoje é Dia de Reis, decidi fazer "bolo-rei", mas o francês, uma galette des Rois, que é feita com massa folhada e frangipane, um creme que mistura creme de amêndoa e creme de pasteleiro. Esta receita é uma recordação do tempo que vivi no Luxemburgo. Foi a primeira vez que fiz uma galette, segui esta receita e garanto que não é nem tão difícil nem tão demorada quanto parece. Para ajudar, explico aqui passo a passo como se faz. Se seguir as indicações, vai fazer uma galette perfeita.
Aproveito para desejar um ótimo ano a todos os seguidores do blogue, um ano cheio de saúde e de momentos felizes. Lembrem-se: "que a comida seja o nosso remédio".


Sugestão de aproveitamento: Com os restos de massa folhada que vão sobrar faça, por exemplo, folhados de salsicha, basta enrolar as tiras de massa à volta das salsichas, pincelar com ovo e levar ao forno.

28 de dezembro de 2015

Quinoa doce


Já aqui disse que não gosto muito dos doces de Natal, porque muitos deles são fritos. Este ano, também porque mudei os meus hábitos alimentares, não comi rigorosamente nada dos doces fritos. Em compensação, gosto muito de bolo-rei e comi muito! Deixo-vos a receita do "arroz-doce" que fiz, sem açúcar. Na verdade, usei quinoa, mas podem fazer esta receita com arroz. 
Quando comecei a receita, pensei juntar gema de ovo, tal como faço no caso do arroz-doce tradicional, mas depois achei que já estava bastante rica e não precisava. Usei as passas e as nozes para dar textura e, no final, até achei que parecia mais mexidos. Arroz-doce ou mexidos, o importante é que se trata de uma receita deliciosa. Experimente!   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...