29 de setembro de 2014

Focaccia de cebola roxa e alecrim

A focaccia é um tipo de pão de origem italiana e, como tudo o que é italiano, é uma delícia. A focaccia de alecrim é das mais conhecidas, mas resolvi juntar também a cebola roxa, que lhe dá um sabor adocicado. Esta receita veio daqui.

Ingredientes:
500g farinha trigo sem fermento
315ml água morna
10g fermento de padeiro seco
1 c. sopa açúcar
1 c. chá sal fino
3 c. sopa azeite

1/2 cebola roxa cortada em pétalas
1 ramos de alecrim fresco ou seco
sal marinho grosso q.b.
azeite q.b.

23 de setembro de 2014

Grão-de-bico com chouriço e coentros

Para dar as boas-vindas ao outono, uma receita simples e deliciosa, com sabores da estação. Pode servir como entrada ou acompanhamento.
(adptada da Continente Magazine)

Ingredientes:
400g de grão-de-bico cozido
1 chouriço de vinho
1 alho
coentros picados q.b.
(usei salsa porque era o que tinha!)

21 de setembro de 2014

Doce de tomate com canela e limão

Adoro compota de tomate. Talvez seja a minha preferida. Desta vez, fiz esta receita com canela e limão, mas fica igualmente deliciosa com gengibre (um pedaço do tamanho de uma noz bem picadinho). Experimentem! Nesta altura, há muito tomate. Deixo uma dica para quem quiser congelar: retire do congelador e passe por água bem quente, a pele vai sair muito facilmente.
Esta manteigueira onde servi o doce era da minha bisavó materna e tem mais de 150 anos. Linda, não acham?

Ingredientes (8 frascos médios):
3kg tomate (pelados, sem sementes e escorridos)
2kg açúcar branco
1/2 kg açúcar amarelo
3 paus de canela
casca de meio limão

16 de setembro de 2014

Bolo de lima e mirtilos com calda de lima




Um bolo maravilhoso, adorei! Aliás, adoro bolos com fruta porque são mais húmidos e saborosos. Neste, a lima e os mirtilos trazem muita frescura e contrastam com o doce do bolo.

10 de setembro de 2014

Chia pudding de piña colada

No post anterior, falei da chia e prometi esta receita. Cá está, chia pudding. Ótima para o lanche ou pequeno-almoço. As primeiras vezes que fiz, não gostei muito, mas fiz com "leite" de soja e deixei respousar a noite toda. Achei a textura demasiado gelatinosa. Tive de misturar outras coisas para melhorar esse aspeto. Esta ficou ótima e faz lembrar a piña colada. Para não ter de juntar açúcar (pode juntar stevia ou agave que é mais saudável), experimentei leite de côco, mas pode usar qualquer outro ou iogurte. Pode usar qualquer fruta, triturada ou inteira. Para saber mais sobre chia e como usar, veja este post.
 
Ingredientes (serve 1):
200ml leite de côco
1 rodela de ananás
2 c. sopa sementes de chia
1 c. sopa de côco ralado desidratado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...