Como cozinhar tofu?

Até há pouco tempo, o tofu era algo completamente desconhecido para mim, pensava que era algo que só os vegetarianos comiam e não fazia ideia de como o cozinhar. Até que um dia decidi ler sobre como se cozinha e experimentar algumas receitas. A primeira receita que fiz foi um caril de tofu, cuja receita irei partilhar convosco, claro, e adorei.
Para quem não sabe, o tofu é uma espécie de queijo vegetal, feito com "leite" de soja. Podemos encontrá-lo nas mais variadíssimas formas, em blocos grandes ou mais pequenos, ao natural, fumado, seco, mole, duro... Também há tofu que já vem marinado. No outro dia, experimentei um que vinha já em molho de tomate e era simplesmente delicioso.

Por que devemos comer tofu?


É um alimento:
- rico em proteínas, cálcio e ferro
- baixo em gordura
- pouco calórico
- fácil de digerir
- rico em aminoácidos
- ajuda na prevenção do cancro da mama

Além disso, é um alimento muito versátil porque pode ser assado, grelhado, estufado, frito, cozido, comido cru, ou usado em sobremesas. Como não tem grande sabor, absorve todos os sabores que lhe juntarmos, daí ser importante deixá-lo marinar antes de o cozinharmos.

Como se cozinha?

Deve começar por abrir a embalagem e rejeitar a água em que o bloco de tofu vem. Passe-o por água corrente. Agora, pode cortá-lo já em tiras, palitos, triângulos, ou no formato em que o quiser cozinhar, e colocá-lo num prato, no meio de folhas de papel absorvente. Coloque algo pesado por cima para ajudar a extrair aquela água em que vem embalado. Troque as folhas de papel quando estiverem completamente molhadas. Pode parecer-lhe que não tem água mas acredite que tem, deixe-o ficar assim 1 ou 2 horas. Também pode cortá-lo só depois de o escorrer, mas vai levar mais tempo a retirar a água.

Dependendo da receita que vai fazer, pode marinar o tofu antes de o cozinhar, ele vai absorver todos os sabores que lhe juntar.

Dica: Se não quiser usar o tofu todo depois de abrir a embalagem, guarde-o no frigorífico num tupperware coberto com água mineral. Mude a água a cada dois dias. Quando o quiser cozinhar, faça o descrito atrás para extrair a água.

2 comentários:

  1. Nem sequer sabia que o tofu era feito com leite de soja...ja aprendi alguma coisa. ..

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...