Risotto de trigo-sarraceno com beterraba


Mais uma receita com trigo-sarraceno - o grão desta planta da família do ruibarbo e das azedas é isento de glúten. Já expliquei aqui os seus benefícios e aqui como se cozinha. Esta receita é vegetariana, mas pode acompanhar este risotto com uma proteína, por exemplo ovos cozidos picadinhos, fica muito bom.O sumo do limão é essencial para contrastar com a doçura da beterraba e o leite de côco torna o prato mais cremoso. Experimente!


Ingredientes (serve 2):
100g de trigo-sarraceno
1 beterraba média
sumo de meio limão
100ml de leite de côco
sal e pimenta q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 180ºC.

2) Comece por assar a beterraba: lave-a, corte-a ao meio e coloque-a num tabuleiro de forno. Leve-a ao forno durante 1 hora.

3) Quando a beterraba estiver quase pronta, lave o trigo em água corrente e coloque-o em água com um pouco de sal, tape a panela e, quando levantar fervura, deixe ferver 10-13 minutos em lume brando.

4) Retire a beterraba do forno, deixe-a arrefecer um pouco e retire a casca, basta puxá-la. Corte-a em pedaços mais pequenos e coloque-a no processador juntamente com o leite de côco e o sumo de limão, e tempere com sal e pimenta. Triture tudo até ficar com uma mistura cremosa.

5) Junte a beterraba ao trigo cozido e misture bem. Se necessário, aqueça o seu risotto novamente.

Dica: Aproveite para assar mais beterrabas e, depois, guarde-as no frio e use-as em saladas, por exemplo.

7 comentários:

  1. Interessante, no restaurante onde trabalhei faziamos risotto de beterraba com queijo roquefort e nozes era tão bom... este com trigo serraceno deve ser divino adoro trigo serraceno :D Como gosta de comer essa delícia agorinha mesmo :D www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. gosto imenso de beterraba, crua ou cozida é a forma como costumo consumir... assada nunca comi... :p
    uma dia destes tenho de experimentar.
    Gosto tb do trigo Sarraceno ... tenho de experimentar esta receita um dia destes :)
    bj
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito dessa receita, ficou deliciosa! Encontrei também esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-risoto-de-trigo-sarraceno-4006.html, que me pareceu muito boa.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...