Superalimentos #4 [Trigo-sarraceno]



Trigo-sarraceno

Ao contrário do que o nome indica, o trigo-sarraceno (ou trigo-mourisco) não é trigo nem sequer um cereal. Trata-se de uma planta da família do ruibarbo e das azedas, logo não tem glúten.

O trigo-sarraceno é, em tamanho, semelhante ao grão de trigo, mas apresenta uma forma triangular única. Para ser comestível, a casca exterior tem de ser removida. Pode comprar em grão, flocos ou já em farinha.

Este pseudo-cereal, tal como a quinoa, pode ser servido como acompanhamento e pode, por exemplo, substituir o arroz. A farinha, por sua vez, é muito usada em bolos, panquecas, crepes, pão, etc.

Este ingrediente é uma ótima opção para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten. Além disso, contém mais proteína do que o arroz, o trigo ou o milho. Cada 100g de trigo-sarraceno contêm 13g de proteínas.


O trigo-sarraceno sempre foi muito apreciado na Ásia. Na Europa do século XIX, devido à sua curta temporada de cultivo e à capacidade de germinar em solo infértil, representou uma salvação para grande parte da população pobre da Europa agrária. Ultimamente, com a "moda" dos superalimentos, voltou a consumir-se mais e muito bem, pois trata-se de um alimento altamente nutritivo.

Veja alguns dos seus benefícios:
fonte de proteínas
regula os valores da glicose
ajuda a regular o apetite
aumenta a sensação de saciedade
boa fonte de ómega 3 e de ómega 6
ajuda a manter uma pele saudável
ajuda ao normal funcionamento da circulação sanguínea

2 comentários:

  1. podemos encontrar no supermercado, ou só nas lojas especiais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá encontrar em alguns hipermercados mas, com certeza, encontrará nas lojas de produtos dietéticos.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...